z2

Bate-papo com ex-alunos do Perfil

Na segunda-feira, 14, os alunos do Ensino Médio receberam a visita dos universitários Gabriel Dornela, Hiago Arantes, João César Martins, João Vícttor Arantes (por vídeo conferência), Raul Leão e Thállys Melo para abordarem as perspectivas do mercado de trabalho, a importância do foco nos estudos durante esse período, o processo pelo qual as universidades vêm passando, sejam elas públicas ou privadas, bem como a relevância da pesquisa científica no meio acadêmico.

Eles aproveitaram o momento para deixar claro o quanto o ensino no interior se destaca lá fora e que os discentes, hoje, deveriam aproveitar mais o modo como são recebidos pela escola, pelo educador e por todos que estão inseridos nesse processo.

O ex-aluno Raul focou o mercado e a importância de se iniciar o processo desde o princípio para compreender e saber sanar os problemas de uma empresa de forma vertical, ressaltando o valor da humildade e do querer transformar o meio em que se está inserido.

Já o Hiago evidenciou a importância de saber idiomas (ele está buscando dominar uma terceira língua: inglês para negócios, espanhol e alemão).

O Thállys desenvolveu, em parceria com a Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), professor tutor e alguns alunos, um artigo científico sobre câncer de colo de útero e a universidade foi premiada internacionalmente.

O Gabriel estagiou em uma empresa júnior em Mariana e falou sobre mudança de curso, pois, apesar da área ser engenharia, não era o que pretendia, por isso buscou novo rumo.

O João César mudou de universidade, porém permaneceu no mesmo curso de engenharia.

O João Vícttor já atua no mercado e, por estar em uma universidade conceituadíssima – Universidade Federal do Rio de Janeiro – em sua área de atuação (Engenharia Química), também se disponibiliza de vários recursos governamentais, mas sabe que a escassez dos gastos na área de pesquisa atrasará muito o país e não colaborará para o desenvolvimento na área de saúde e retrocederá projetos que estão em andamento há anos.

Foi um encontro de grande valia, proporcionado pela professora Derci, pois nossos ex-alunos deixaram claro que o mercado está se fechando e que o mundo lá fora está reservado para os melhores, por isso foco, determinação e persistência são necessários nessa altura do campeonato.

Queridos alunos, o mundo os espera, não para serem gauches, mas para serem verdadeiros vencedores! Vamos caminhar rumo ao sucesso e não ao retrocesso! Boa sorte sempre e, como diz Clóvis de Barros Filho: “bunda na cadeira e mãos à obra.”

“Nenhum obstáculo será tão grande se a sua força de vontade for maior.” (Autor desconhecido)

z1 z2 z3 z4

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>